quarta-feira, 2 de maio de 2018

Interpretação, natureza e intencionalidade - 2018
Está aberta até dia 18 de maio a inscrição no curso online "Interpretação, natureza e intencionalidade". 
Interpretação está sendo entendida como a ação de atribuir significado a algum artefato, especialmente textos escritos. Esta ação envolve um esforço da inteligência para solucionar questões ou problemas, que denomina-se de 'Pensamento Reflexivo". Por causa disso a interpretação é vista como um componente importante do que se chama hoje em dia de "competência em informação". 
Natureza está sendo entendida como o conjunto de regularidades e ordenamentos que produz a adaptação dos seres vivos ao meio ambiente. Neste sentido é que dizemos que o ser humano tem um ambiente social que se forma a partir do ambiente natural. Por isso dizemos que a inteligência e a linguagem se desenvolvem evolutivamente a partir de disposições e funções naturais. Indo um pouco mais longe, poderíamos afirmar que a 'informação' que está sendo interpretada, embora não seja algo natural, mas sim criação humana, mesmo assim faz parte do nosso meio ambiente. 
Intencionalidade está sendo entendida com a qualidade pela qual alguma coisa remete, aponta ou indica outra. Intencionalidade é a qualidade essencial da vida mental, mas também se encontra intencionalidade em artefatos, ou seja, em produtos da mente, como um texto, uma pintura, um gesto ou qualquer tipo de utensílio ou artefato. Um objeto ou evento só é informativo se for dotado de intencionalidade.  
Usando este panorama de conceitos, o curso discute a interpretação e suas aplicações na aprendizagem e na vida social. Dá algumas sugestões para o uso da interpretação na educação e na pesquisa. 
Já contamos com cerca de 20 inscritos, e esperamos você também. O curso será inteiramente à distância e cada pessoa faz seu próprio ritmo. O certificado é fornecido pela UDESC, com carga horária de 40 horas. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário